sexta-feira, 14 de maio de 2010

Resumo

Resumo do livro:
O primo Basílio

Esta história relata a vida de um casal, Jorge e Luíza, tinham uma boa convivência, por isso despertava em Jorge um desânimo quanto à sua viagem a trabalho para Alentejo (Região de Portugal).

Na manhã antes da viagem Luísa leu no jornal que retornava a Lisboa, Basílio Brito, seu primo e também seu primeiro amor, que namoraram, mas após algum tempo, rompeu com Luísa. Numa noite como de costumes reuniram na casa de Luísa e Jorge seus amigos: Julião, Sebastião, D. Felicidade, o conselheiro e Ernestino. Logo depois Jorge viajou e Luísa ficou sozinha apenas com as empregadas. Logo após a partida de Jorge, Basílio veio visitar sua prima Luíza, que conversaram e no dia seguinte ele retornou, passando assim a freqüentar sua casa, um tempo depois das visitas ele declara novamente seu amor e Luíza logo cedeu. A essa altura a vizinhança já comentava a freqüência visita de Basílio na casa do “engenheiro” Jorge. A empregada Juliana começou a fazer chantagens a respeito do adultério, e logo Luiza pediu à ajuda de Sebastião que pressiona a empregada e recupera as cartas que ela fizera para comprometer Luiza. Juliana depois disso fica com sua saúde fraca, os nervos e a ira que lhe foi provocada a mataram. Quando os donos da casa chegaram Sebastião tinha chamado Julião e disse que entrara na casa e a mulher que esbravejava por ter sido demitida caiu morta.
Quando Jorge retorna, lê uma carta que seu primo Basílio lhe escrevera e Luiza desmaia ao saber que seu marido descobre tal traição. Luísa piora e antes que ela perdesse a lucidez Jorge lhe deu um beijo e foi correspondido, nesse momento tudo foi perdoado, mas Luísa teve “febre cerebral” acompanhada por delírios e morre.

Em fim, todos lamentavam tal perda. Jorge foi morar com amigo Sebastião. Dias após a morte de Luísa, Basílio voltou a Lisboa para findar seus negócios por lá. Procurou Luísa e encontrou a casa fechada, o vizinho que lhe falou da morte. Basílio apenas voltou ao hotel lamentando-se por não ter levado consigo uma amante de Paris.